Durante a conferência I/O 2018 foi apresentado o Google Duplex, tecnologia capaz de fazer com que o Assistente do Google interaja com seres humanos através de chamadas telefônicas.

É mais uma das formas do Google em aplicar inteligência artificial para ajudar as pessoas em tarefas da vida real.

:: Android P, Maps com realidade aumentada e mais: Tudo sobre a Google I/O 2018 ::

O Google Assistant já ajuda os usuários a poupar tempo na realização de diversas tarefas do dia a dia, como realizar pesquisas na web ou tirar dúvidas simples dos usuários de smartphones.

Recentemente, foi apresentado um recurso que permite ao assistente reservar ingressos para o cinema online.

Mas, em breve, o Assistente do Google poderá também ligar para o seu salão e agendar um horário para um corte de cabelo ou fazer uma reserva em seu restaurante favorito.

Basta informar a data e horário em que você deseja agendar seu compromisso e o Assistente do Google irá ligar para os estabelecimentos por você.

Os testes foram apresentados durante a conferência Google I/O 2018 e surpreenderam o público presente.

A tecnologia por trás disso é o Google Duplex, que deixa a fala do assistente virtual o mais natural possível e permite que as pessoas conversem normalmente, sem precisar se adaptar a uma máquina.

Para que essa naturalidade seja possível, o Google Duplex precisa dominar vocabulários específicos. Por isso, por enquanto o campo de assuntos está restrito apenas a reservas e agendamentos.

O Google informou que tomará medidas para garantir que os humanos saibam que estão falando com uma máquina.

 

Novas vozes para o Assistant

Os usuários poderão escolher a partir de agora outras vozes para o Assistente do Google. Foram apresentadas seis novas vozes, incluindo a Holly, nome oficial da voz padrão do assistente. Até o fim do ano a voz do cantor John Legend também estará disponível.

Antes, a voz do Assistente do Google era limitada por conta da demora na criação de novas vozes. Mas, graças a novas tecnologias de captura ficou mais fácil trabalhar em novas vozes para que elas soem naturais e exclusivas.

 

Pretty Please

Como incentivo aos bons modos, o Assistente do Google para famílias terá recursos para reagir a conversas educadas. Sempre que falarem “por favor” ou “obrigado”, o assistente irá elogiar a educação.

A novidade também foi apresentada na Google I/O 2018 e você pode conferir neste vídeo que resume como foi o evento: