O Facebook lançou nesta quarta-feira (9/11) o aplicativo Flash, em mais uma tentativa de competir com o Snapchat. A nova ferramenta possui os mesmos recursos da rede social do fantasminha, com filtros semelhantes e até um layout muito parecido. O lançamento veio depois de o Stories, recurso do Instagram que posta fotos e vídeos que expiram, não conquistar os corações dos usuários como o Mark Zuckerberg esperava.

No Flash, você pode incluir máscaras, filtros e emojis nas imagens. A duração é menor do que no Snap: apenas 5 segundos. A lógica é a mesma que vem fazendo sucesso com o concorrente, com publicações que somem depois de um dia de postagem e podendo enviar diretamente para amigos, garantindo a privacidade. O aplicativo também tem a tela de “Histórias” para acompanhar o que os outros usuários publicam.

O lançamento é apenas para mercados emergentes, geralmente com internet fraca, o que dificulta o carregamento dos vídeos. Por isso, o Flash tem apenas 25MB e foi pensado para consumir poucos dados na internet móvel. As fotos e vídeos têm seu tamanho comprimido e ele salva imagens em cache quando o celular está conectado no Wi-Fi.

O Brasil foi o primeiro país a receber a novidade do Facebook, o que pode ser explicado pelo público que se mostra fanático por redes sociais desde a era do Orkut. A versão está sendo disponibilizada para Android e ainda não foi divulgado quando chega na Apple Store.

flash-facebook-snapchat