Em posts anteriores, já ensinamos 10 maneiras para crescer no Instagram e 8 dicas para crescer no YouTube. Para acompanhar esse crescimento, você precisa acompanhar os KPIs e objetivos em cada plataforma e analisar cada uma das publicações.

Ao analisar suas publicações, você consegue entender o que o seu público gosta ou não e o que funciona nas suas redes sociais. Independente do objetivo da sua marca, é essencial estar sempre atento aos dados. É isso que vai guiar as suas estratégias de conteúdo.

O quê analisar?

Se você trabalha em um e-commerce, é possível que o objetivo com redes sociais seja vender. Por isso, você deve acompanhar métricas de conversão. As mais comuns são receita, ou seja, quanto o post vendeu e taxa de conversão, que é o percentual de pessoas que finalizaram a compra. Mas, ainda que você se concentre em vendas, não deixe o engajamento de lado! Fique de olho em métricas como alcance, likes, dislikes, comentários, compartilhamentos e salvos, elas são importantes para que mais pessoas recebam suas publicações e devem ser relacionadas com os KPIs de conversão.

Para blogs, como aqui no CriadoresiD, é comum que o objetivo esteja relacionado à geração de tráfego. Por isso, analisamos métricas como o número de sessões que um post gerou, taxa de rejeição, que representa a porcentagem de sessões de uma página que não teve interação e duração média da sessão, que é o tempo médio que as pessoas ficam na sua página. Todas esses números são encontrados no Google Analytics. Mas, além disso, as métricas das redes sociais também são super importantes e o engajamento representa o quanto o público daquela plataforma se identifica com o conteúdo publicado.

Já para quem busca posicionamento e reconhecimento de marca, métricas como alcance da publicação, likes, dislikes, visualizações, salvos e compartilhamentos devem ser sempre acompanhados. Também consideramos essencial você analisar o sentimento nos comentários. Para perfis menores, a análise de sentimento pode ser feita manualmente em uma planilha, separado por posts e tipo de sentimento (positivo, negativo e neutro). Para perfis maiores e que recebem muitos comentários, você pode usar ferramentas terceiras como SocialBakers e BuzzMonitor.

Independente do objetivo e das métricas que você vai analisar, é importante consolidar todos os dados em uma planilha para que possa tomar decisões e criar estratégias de longo prazo.