Muitas dúvidas surgem quando o assunto é alcance do Instagram e até alguns boatos sobre a limitação para que apenas 7% (ou menos) do público receba os seus posts. A polêmica é tão grande que em janeiro de 2019 a própria plataforma resolveu se manifestar no perfil oficial do Twitter. Os rumores foram desmentidos e o Instagram explicou um pouco sobre como funciona o algoritmo.

As publicações, que antes apareciam de forma cronológica, hoje seguem outros critérios. O algoritmo funciona para que os usuários tenham a melhor experiência dentro da plataforma. Por isso os posts são mostrados de forma personalizada para cada usuário.

As contas que você mais interage costumam aparecer primeiro, o que reforça a importância de um público engajado para os criadores de conteúdo. Além disso, o engajamento é importante pois aumenta o tempo de vida de um post, ou seja, quanto mais interação o seu post tem, mais ele aparecerá para outros usuários.

Apesar de o feed não seguir uma linha cronológica, a temporalidade ainda é importante. Afinal, ninguém quer entrar para ver posts antigos. Mas, quem acessa o Instagram uma vez por semana, por exemplo, pode se deparar com posts mais antigos devido a frequência de acessos.

A quantidade de pessoas que você segue também influencia nas publicações vistas. Se você segue um número pequeno é provável que vá ver os posts de todos.

Fica claro que a ordem que você vê os posts no Instagram é variável de acordo com o seu comportamento na rede social. Mas, se você quer que o seu conteúdo alcance mais pessoas, pode usar essas dicas.

Leia também: Shadowban? 4 passos para evitar que o Instagram tire o seu alcance.

Como usar o algoritmo ao seu favor?

Horários de publicação: se você tem uma conta comercial, pode acessar o analytics do Instagram. Lá você consegue identificar os horários em que seus seguidores estão mais ativos na plataforma.

Relacionamento com os seguidores: o engajamento é super importante para o alcance. Então invista em um relacionamento com seus seguidores. Estimule-os a comentar nas suas fotos através de perguntas na legenda ou no stories.
Crie um conteúdo compartilhável: não podemos negar que o Instagram é uma plataforma super visual. Invista na produção de boas imagens e vídeos para criar um conteúdo que as pessoas queiram compartilhar.
Conheça os seus seguidores: entenda o que o seu público gosta de ver no seu Instagram e aposte nesse tipo de conteúdo.
Use os recursos do próprio Instagram: o algoritmo entende que, se você usa os recursos do próprio stories, por exemplo, é uma pessoa mais ativa na rede social. Isso ajuda a aumentar o seu alcance.

Leia também: 5 dicas para aumentar o engajamento no Instagram.