Pesquisa revela que adolescentes estão trocando a TV por vídeos online

Uma pesquisa mostrou que os adolescentes estão deixando de assistir televisão para assistir vídeos na internet ou usar o smartphone para outras atividades.

Uma pesquisa feita pelo Provokers para Google e Meio & Mensagem em agostomostrou que os adolescentes estão mudando sua relação com a televisão. O público jovem está deixando de consumir o conteúdo das mídias tradicionais para assistir vídeos na internet ou usar o smartphone para outras atividades.

Esse estudo recolheu 1,5 mil depoimentos de homens e mulheres entre 14 a 55 anos, das classes A, B e C, de três regiões do País: Sul (Porto Alegre), Sudeste (São Paulo capital, São Paulo interior e Rio de Janeiro) e Nordeste (Salvador e Recife). Dessa amostragem,250 entrevistas foram feitas com jovens entre 14 anos a 17 anos. Com estes resultados, conseguiu-se traçar um parâmetro de como os jovens vêm consumindo os programas da televisão e o resultado é surpreendente.

pesquisa-jovens-televisao

Em contrapartida, aumentou o número de adolescentes consumindo vídeos na internet. Sobre o relacionamento dos jovens com vídeo, o estudo aponta três características: é pessoal (conteúdo específico, feito para ele, por fontes diferentes, consumido na hora e no dispositivo que escolher), acessível (gratuito e tem variedade) ecompartilhável (conexão com as redes sociais e, ao compartilhar, o jovem expressa sua própria identidade).

pesquisa-jovens-smartphone

Para os adolescentes o YouTube pode ser substituto para a TV aberta ou para a TV paga. A plataforma de vídeos também é vista como um lugar para consumir variedade e entretenimento. Isto reflete também na maneira com que o jovem vem se tornando consumidor. Quanto às personalidades, 34% dos entrevistados concordariam em experimentar um produto endossado por youtubers. Para celebridades da TV, a taxa diminui para 27%.

Além destes resultados, a pesquisa revelou quais as personalidades mais influentes da atualidade. O destaque deste ano ficou exatamente para a mudança de influenciadores. O que antes era dominado por artistas da televisão, hoje se divide com os criadores de conteúdo para a internet.