Depois de um tweet controverso, a escritora especializada em tecnologia Kate O’Neil publicou um artigo sobre os perigos de participar do popular #10yearchallenge. Segundo o texto publicado na revista Wired, as fotos postadas para o desafio podem ser usadas pelo Facebook como um banco de dados para reconhecimento facial.

Mas o que é o #10yearchallenge? No desafio, os usuários postam lado a lado uma foto sua atual e outra de 10 anos atrás.  A hashtag se popularizou em poucos dias na internet e já foi usada mais de 2 milhões de vezes. Várias celebridades entraram na brincadeira e compararam seus visuais com uma década de diferença.

 

No tweet que originou o artigo, Kate propôs que talvez a brincadeira não seja tão inocente assim: “Eu há dez anos: provavelmente iria me juntar ao meme do envelhecimento da foto de perfil que está rolando no Facebook e no Instagram. Eu agora: pondero sobre como todos esses dados podem ser refinados para treinar algoritmos de reconhecimento facial sobre progressão de idade e reconhecimento de idade”.

Segundo Kate O’Neil, embora muitas de nossas fotos já estejam disponíveis na rede, não estão ordenadas de forma tão confiável cronologicamente falando. Portanto, o #10yearchallenge  poderia “facilitar” o trabalho de redes sociais como o Facebook para criar um imenso banco de dados para aprimorar algoritmos de reconhecimento facial e progressão etária.

As afirmações de Kate geraram uma polêmica entre dois tipos de leitores: os que enxergaram o posicionamento como uma ideia exagerada e conspiratória, e aqueles que admiram sua coragem por expor essa questão.

Dezenas de artigos surgiram na Internet debatendo o assunto. Alguns ressaltando a importância do alerta de Kate, outros argumentando que recursos de reconhecimento facial existem muito antes do #10yearchallenge surgir.

Quando questionada a respeito da polêmica, Kate afirmou que sua intenção “não era afirmar que este meme é perigoso”, mas sim que este “cenário de reconhecimento facial se tornava amplamente plausível e indicativo de uma tendência” e que as pessoas deviam ter consciência disso. “Vale a pena considerar a amplitude dos dados pessoais que nós partilhamos”, disse ela.

O Facebook também se posicionou dizendo que  “O desafio de 10 anos é um meme criado pelos usuários que começou por conta própria, sem o nosso envolvimento. É uma prova da diversão que as pessoas têm no Facebook, e só.”

 

Leia também: Canal da Vogue no YouTube lança tutoriais de maquiagem de Bruna Marquezine e Pabllo Vittar