Hoje, dia 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Uma data para celebrar as conquistas das mulheres e ressaltar que ainda há muito o que lutar pelos direitos e por uma sociedade menos machista.

Ainda há muita desigualdade de gênero, principalmente no mercado de trabalho. Falando nisso, esse foi o início do movimento para a criação da da data. Tudo começou com as operárias, que exigiam melhores condições de trabalho nas fábricas.

Com o passar do tempo, foram sendo incluídas na pauta do movimento feminista questões como o direito ao voto, qualidade de vida e violência contra mulher. Na verdade fica até difícil listar, porque é um movimento muito amplo e que merece muita atenção.

Nesta mesma data no ano passado, listamos os 13 maiores canais femininos do Brasil. De lá pra cá, a lista mudou um pouco, mas os números não.

Para se ter uma noção, entre os 100 maiores canais em número de inscritos do YouTube Brasil, apenas 15 são de mulheres.

E para homenageá-las, nada mais justo mostrar aqui o trabalho dessas youtubers. São mulheres de diferentes idades, estilos e assuntos que produzem conteúdo para milhões de pessoas.

 

1 – Kéfera, do 5incominutos, com 11.100.000 de inscritos.

A youtuber curitibana começou no YouTube em 2010 e de lá pra cá compartilhou com o público suas transformações. É a maior youtuber do Brasil e já protagonizou filmes, lançou livros e ganhou prêmios. Em 2018, Kéfera anunciou que está passando pela transição capilar e tatuou o símbolo do feminismo.

 

2 – Dani Russo, do Dani Russo Tv, com  9.132.701 de inscritos

A youtuber é um fenômeno na internet, com vídeos mostrando seu dia a dia de um jeito cômico. O sucesso no YouTube ajudou em sua carreira musical de MC e já lançou músicas como: A Melhor do Baile, Solo Seduzente e Oh Quem Voltou.

 

3 – Nicole e Melissa, do Planeta das Gêmeas, com 6.282.768 de inscritos

As gêmeas cariocas possuem o canal desde 2015 e compartilham a sua rotina, brincadeiras e esquetes de humor. A dupla viralizou no youtube com um vídeo tomando vacina.

 

4 – Kimberli Carvalho, do Kim RosaCuca, com 5.676.062 de inscritos

Em seu canal, que começou em 2014, Kim fala aborda assuntos voltados para o público feminino. Ela postas makes com produtos baratinhos, penteados, DIY e reviews. Recentemente, ela comemorou os 5 milhões de inscritos.

 

5 – Fran e Bel, do Fran Nina e Bel para meninas, com 5.631.710 de inscritos

Mãe e filha produzem vídeos divertidos para o público infantil de até 12 anos. Brincadeiras, desafios e receitas são alguns dos assuntos abordados.

 

6 – Juliana, do Juliana Baltar, com 5.618.188 de inscritos

Com um canal voltado para o público infantil, a garota Juliana, de 9 anos, compartilha vídeos com teatrinhos e desafios engraçados. Ela gravou até uma série com mais de 28 episódios e lançou um livro contando as suas aventuras.

 

7  – Isabela, do Bela Bagunça, com 5.233.527 de inscritos

O canal da Bela também é voltado para o público infantil, com brincadeiras, desafios e teatros. Além disso, ela faz vlogs mostrando o seu dia a dia.

 

8  – Vitória Moraes, do Viih Tube, com 4.959.140 de inscritos

A jovem Vitória traz em seus vídeos assuntos sobre beleza, desafios e cotidiano. Ela começou o canal em 2011 e de lá prá cá compartilhou seu crescimento e experiências, como primeiro beijo, histórias de escola e ex-namorado. Também já lançou um livro.

 

9 – Flavia, do Flavia Calina, com 4.923.577 de inscritos

A Flavia começou o canal em 2009, com assuntos sobre maquiagem e beleza. Após dar a luz à sua filha, passou a abordar também questões sobre maternidade e educação infantil.

 

10 – Bianca Andrade, do Boca Rosa, com 4.845.543 de inscritos

A Bia começou como espectadora do YouTube, assistindo aos vídeos de maquiadoras que utilizavam cosméticos caros. Como não tinha dinheiro para comprar os produtos, foi aprendendo alguns truques e substituindo os produtos. Criou um blog e depois o canal para compartilhar com outras meninas o que aprendeu.